CI

Circuito Agro BB reúne produtores de leite em Araranguá

Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do evento


Foto: Pixabay

Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do Circuito Agro BB – Gestão das Propriedades Rurais. O projeto é do SENAR Nacional em parceria com o Banco do Brasil e, em Santa Catarina, é desenvolvido pelo SENAR/SC juntamente com os Sindicatos Rurais. Depois dos eventos realizados em Irineópolis, São Joaquim, Pinhalzinho, Tangará e Joaçaba, a ação está programada para esta terça-feira (19), em Araranguá, tendo como foco a bovinocultura de leite. As atividades serão realizadas, das 9 às 16 horas, no Sindicato Rural do município.

O objetivo dessa parceria é levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural para produtores rurais para melhorar a gestão da atividade e, com isso, aumentar os resultados econômicos, realça o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.

Ao todo, são 15 eventos e cada edição do circuito tem duração de aproximadamente oito horas, com turmas entre 25 a 30 participantes. O conteúdo programático está distribuído nos módulos técnico, gerencial e crédito rural conforme informado pela coordenadora estadual Paula Coimbra Nunes. 

O público-alvo do Circuito Agro BB é formada por produtores rurais em geral e por aqueles que participam ou participaram do programa de assistência técnica e gerencial (ATeG) ministrado pelo SENAR. A formatação do Circuito de Treinamento Agro obedece a um plano instrucional que delineará todo o conteúdo programático a ser discorrido durante o evento, assim como as cargas horárias de cada módulo, informa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi.

Dessa forma, o evento é divido em três módulos distribuídos no decorrer da carga horária. O Módulo Técnico compreende as principais cadeias produtivas da região onde será realizado o evento.

O Módulo Gerencial, com duas horas de duração, aborda as questões de gerenciamento da atividade rural, com foco em receitas, componentes do custo (custo operacional efetivo, custo operacional total e custo total), entendendo o fluxo de caixa, diferenças entre os custos de produção e o fluxo de caixa. Também entrará na pauta a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) prestada pelo SENAR em Santa Catarina.

O Módulo Crédito Rural aborda, nas duas horas finais, o que o produtor rural precisa para acessar o crédito rural e quais as principais linhas de crédito disponíveis. O evento em Araranguá é organizado pelo Sindicato Rural do município e pela supervisora regional do SENAR/SC Sueli Silveira com apoio do técnico de campo da ATeG Ricardo Alexandre N. Borges e do supervisor técnico Jaison Buss.

CALENDÁRIO DEFINIDO

O Circuito Agro BB foi programado para ocorrer em 15 municípios: depois de Irineópolis, São Joaquim, Pinhalzinho, Tangará e Joaçaba, o evento segue em Araranguá (18 de julho), Araranguá (19 de julho), Meleiro (20 de julho), Anita Garibaldi (21 de julho), Major Vieira (03 de agosto), Rio do Oeste (01 de agosto), Ituporanga (02 de agosto), Seara (10 de agosto), Concórdia (11 de agosto), Itapiranga (23 de agosto) e São Miguel do Oeste (24 de agosto).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.