Circuito Boi Verde 2011 começa a todo o vapor em Colatina (ES)

Agronegócio

Circuito Boi Verde 2011 começa a todo o vapor em Colatina (ES)

Campeonato visa mapear desempenho dos animais proporcionar troca de experiências
Por: -Joana
1814 acessos
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e o Frigorífico Frisa, esperam a participação de cerca de mil animais na primeira etapa do campeonato em 2011.

Nos dias 11 e 12 de maio acontece no município de Colatina (ES) a etapa inaugural do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças 2011, campeonato que visa mapear o desempenho dos animais Nelore e proporcionar a troca de experiências entre pecuaristas e a indústria. Organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Boi Verde chega esse ano à sua 9ª edição e vive a expectativa de receber cerca de mil animais logo na primeira etapa de 2011.


“O pecuarista ganha porque mostra que tem potencial e que possui animais de qualidade, o frigorífico também ganha pela padronização dos animais que é entregue, e o consumidor final ganha pois a carcaça é bem acabada, que dá peças padronizadas”, revela Guilherme Alves, coordenador do Circuito Boi Verde. A ação também surgiu como uma oportunidade de evidenciar toda a qualidade e trabalho dos pecuaristas da raça Nelore, já que muitas vezes o mercado e o consumidor não valorizavam o investimento em genética do criador.

No ano passado foram levados à etapa de Colatina quase 500 machos, todos castrados – animais de maior aceitação pelo mercado por constituir melhor constituição de traseiro, onde se encontram boa parte das carnes nobres do animal. “Nós estamos há oito anos ao lado da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e a cada ano que se passa vemos a evolução da qualidade, da padronização e a precocidade dos animais, fatores e exemplos muito importantes para o aumento da rentabilidade ao pecuarista”, aponta Arthur Coutinho, presidente do Frigorífico Frisa, onde os abates técnicos serão realizados.


A realização da etapa de Colatina acontece todos os anos desde o início do Circuito do Boi Verde de Julgamento de Carcaças em função do trabalho de divulgação e de fomento da raça promovidos pela Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN). “O Espírito Santo vive um momento fantástico de investimento em genética e união de toda a cadeia produtiva da carne, e nesse contexto a participação no Circuito Boi Verde é fundamental para exibirmos a evolução da qualidade da carne do Nelore capixaba”, diz Victor Paulo de Miranda, presidente da ACCN e vencedor da etapa de Colatina do ano passado.

As inscrições de animais para a participação na etapa podem ser realizadas pelo fone (27) 3723-3200 com Nilton Maciel, gerente de compra do Frisa. Informações detalhadas sobre como participar do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças devem ser obtidas com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil pelo fone (11) 3293-8900, com Guilherme.


Circuito Boi Verde

O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças é a única competição do gênero no país que visa orientar os pecuaristas quanto aos parâmetros de maior liquidez comercial vigente no país. Durante a disputa, o pecuarista entra em contato direto com as práticas de produção e industrialização de carne de qualidade. O campeonato permite o mapeamento do desempenho frigorífico dos animais da raça Nelore no Brasil e países vizinhos..

As informações são da ContatoCom

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink