CI

Circuito Nelore de Qualidade chega à 20ª etapa, em Itapetinga (BA)

A expectativa é de que mais de 300 animais participem das avaliações de carcaça


Foto: Divulgação

Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo chega à Bahia pela primeira vez na atual edição. A expectativa é de que mais de 300 animais participem das avaliações de carcaça, que serão realizadas na planta Friboi de Itapetinga. A etapa é organizada pela ACNB em conjunto com a Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN). O Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

Assessor técnico da ACNB, Gustavo Callejon destaca a realização da etapa em solo baiano. “Com quase 12 milhões de bovinos, a Bahia se posiciona como um estado com papel muito importante para a produção na pecuária. Avançando em tecnologias, os pecuaristas baianos se atualizam e entendem cada vez mais a relevância da evolução contínua em seus negócios. É uma grande parceria com a Nelore Bahia”.

Itapetinga foi a antepenúltima etapa do Circuito Nelore de Qualidade em 2021, com participação de quase 400 animais. Ao todo, 376 machos e 20 fêmeas foram avaliados na etapa baiana. Foi dela que saiu o Campeão Nacional Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens, da 23ª edição do Circuito. De 11,7 milhões de cabeças presentes no estado, Itapetinga é responsável por quase 800 mil animais.

Calendário nacional

As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:

·     18 de novembro – Friboi - Tucumã (PA)

·     22 de novembro – Friboi - Andradina (SP)

·     24 de novembro – Friboi – Unid. II - Campo Grande (MS)

·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)

·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)

Um dos destaques da ACNB para 2022 é o Campeonato Melhores Lotes de Carcaças de Animais com Pai Identificado. O campeonato tem como objetivo a reunião de dados de características de carcaças de progênies de reprodutores Nelore e Nelore Mocho, a fim de evidenciar o impacto do uso de genética selecionada na melhoria da eficiência produtiva e da qualidade da carne.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.