CI

Citricultura lidera produção de frutas no Paraná

Pomares de laranja, tangerina e limão destacam-se nos polos de cultivo do estado


Foto: Pixabay

A citricultura se destaca como a principal atividade da fruticultura no Paraná, com os polos de Paranavaí, Cerro Azul e Altônia irradiando os cultivos de laranjas, tangerinas e limões, respectivamente. Essa é a conclusão do Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

De acordo com os dados de 2022, a citricultura ocupa 53,7% de toda a área destinada às frutas no estado, totalizando 55,2 mil hectares de pomares. Além disso, cerca de 63,4% do volume total de 1,3 milhão de toneladas produzidas na fruticultura paranaense são provenientes das três espécies mencionadas.

A laranja, cuja safra se intensifica a partir de julho, tem grande parte de sua produção destinada ao processamento industrial, sendo transformada em suco concentrado e subprodutos para exportação, além de suco pronto para consumo no mercado nacional. Já a tangerina, com colheitas iniciando neste mês, é destinada principalmente ao mercado in natura, com oferta concentrada em 10 semanas do ano, o que requer estratégias de comercialização devido à sua alta perecibilidade.

Enquanto Paranavaí responde por 18,7% dos volumes de laranja colhidos, Cerro Azul destaca-se com 57,4% da produção de tangerina. O limão, cultivado em uma área mais modesta de 1,3 mil hectares, tem sua oferta concentrada a partir do próximo mês de maio, com Altônia contribuindo com 67,8% da produção estadual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.