Citricultura paulista foi fortemente prejudicada pelo clima
CI
Imagem: Pixabay
2020

Citricultura paulista foi fortemente prejudicada pelo clima

Já o mercado de limão, apresentou bons resultados
Por: -Aline Merladete

O ano de 2020 foi marcado pelos problemas em função do clima para citricultura paulista. Mesmo com os bons preços registrados, os dados divulgados pelo Fundecitrus mostram que, a produção foi fortemente afetada pelo clima pouco favorável, e as projeções para a safra de 2020/21 são de queda de 30% na produção de laranja.

Já em relação ao mercado de limão tahiti, a oferta esteve alta principalmente durante o pico de safra, entre janeiro e abril de 2020, e as exportações da fruta alcançaram recorde no ano. Vale ressaltar também que, de acordo com o Cepea, a fruta representa 98% das vendas de cítricos in natura ao exterior.

São diversos os fatores que permitem que culturas tão importantes para a economia nacional tenham sucesso, como condições climáticas propícias, solo saudável e um manejo adequado. Para garantir uma boa produtividade e rentabilidade, os produtores rurais precisam se atentar a todos esses fatores e estarem sempre em busca dos melhores produtos para suas lavouras.

Experiência positiva

O produtor Aparecido Silva, que possui mais de 12 mil plantas de limão tahiti em sua plantação em Urupês, São Paulo, conta que percebeu um aumento significativo de produtividade em suas terras depois que trocou o fertilizante comum por uma proposta que agrega inovação.

O adubo utilizado foi o SUPERGAN, fertilizante da SUPERBAC, que combina matéria orgânica com macro e micronutrientes, o que possibilita maior produtividade das culturas, melhora na qualidade das plantas e ainda aumento na rentabilidade das safras. Ele é reconhecido no mercado por melhorar o enraizamento, auxiliando a tornar o ambiente de raiz mais favorável para a absorção de minerais pela planta. Além disso, ele ajuda na decomposição da matéria orgânica, proporciona o aumento da eficiência na disponibilidade de minerais como fósforo e potássio e colabora para promover o reequilíbrio físico, químico e biológico do solo.

 

Todas essas características chamaram a atenção de Aparecido. “Estou usando o SUPERGAN há duas safras e os resultados positivos são evidentes. Fiz três aplicações do adubo até agora no meu pomar de limão e notei bastante diferença no pegamento. Em 2020 produzi bem mais que no ano anterior. Vou continuar testando e acredito que os frutos serão ainda melhores com o passar do tempo”, revela o produtor.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink