CI

Classificação da soja: novo manual esclarece procedimentos aos compradores

Indústrias, tradings, cerealistas e cooperativas vão seguir manual de boas práticas para ter maior transparência no processo


A classificação da soja deverá ser aperfeiçoada. Indústrias, tradings, cerealistas e cooperativas estão comprometidas com a transparência nesses processos, baseados em critérios técnicos e em legislações aplicáveis. As entidades Abiove, Acebra, Anec e OCB lançaram o Manual de Boas Práticas de Classificação de Soja na quinta-feira (08/02) na sede da OCB, em Brasília, com o objetivo de melhorar e padronizar o processo de classificação de grãos.

Classificação da soja

A importância de dar transparência à sociedade sobre procedimentos de mensuração de defeitos é o principal objetivo do manual. A cartilha também é importante porque harmoniza e padroniza procedimentos técnicos. As entidades que assinam o manual se comprometem com o esclarecimento do processo de classificação da soja proveniente da lavoura e da soja padronizada.

Soja padronizada

Apesar de as diretrizes da Instrução Normativa (IN) nº 15, de 9 de junho de 2004, da IN nº 11, de 15 de maio de 2007, e da IN nº 37, de 27 de junho de 2007, todas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), serem aplicáveis à soja padronizada importada e à soja padronizada destinada ao consumo in natura, as empresas compradoras signatárias do manual já seguiam os critérios de defeitos estabelecidos por essas normas. A cartilha, portanto, reforça o compromisso das empresas em aplicar as definições normatizadas para a soja proveniente da lavoura.

O manual

O manual define termos e procedimentos de classificação, detalha os parâmetros e os ilustra com referencial fotográfico, explica quais equipamentos devem ser utilizados na classificação e no processo de amostragem de soja. A cartilha também trata de listas de insetos, pragas e de padrões de segurança do trabalho em amostragem de caminhões. Além disso, aborda aspectos mínimos de qualidade e segurança para amostragem de soja. O manual está disponível nos sites das entidades signatárias, informou a Abiove em comunicado.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.