CI

Cláudio Pereira assume presidência do Instituto Rio Grandense do Arroz

“Teremos diálogo permanente com a classe arrozeira para melhorar a lavoura e fortalecer o Irga”, disse


Um encontro cordial marcou, nesta segunda-feira (10), o início da gestão de Cláudio Pereira como presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Ele reuniu-se com o ex-presidente Maurício Fischer e afirmou que irá priorizar a melhoria dos preços de comercialização, a extensão rural, a pesquisa e o plano de cargos e salários. Em seguida, Pereira assinou o termo de posse na presença dos funcionários da Autarquia. “Teremos diálogo permanente com a classe arrozeira para melhorar a lavoura e fortalecer o Irga”, disse.

O novo presidente foi nomeado pelo governador Tarso Genro, em decisão publicada no Diário Oficial de segunda-feira. “Sou do setor e tenho uma vida nessa área. Conheço a estrutura e as carências do Instituto”, frisou. Pereira promete atenção especial à comercialização do arroz e, em conjunto com o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, está trabalhando para melhorar os preços pagos aos orizicultores. Os produtores gaúchos enfrentam seguidas dificuldades devido aos baixos valores do mercado interno.

Segundo informou Cláudio Pereira, uma das prioridades de sua gestão será a elaboração de um plano de cargos e salários para os funcionários e a consequente realização de um concurso público. “Em sete anos, não haverá nenhum funcionário de carreira no Irga devido à falta de processos seletivos”, disse. Para os próximos quatro anos, Pereira vai valorizar a extensão rural para melhorar a renda dos produtores, em especial os arrendatários e os pequenos agricultores.

Pereira antecipou que o projeto estadual Mais Terra, Mais Alimento irá ajudar os arrendatários a adquirir terras para o plantio de arroz. O novo presidente do Irga renunciou ao cargo de prefeito de Santa Vitória do Palmar na última sexta-feira (07). Ele já desenvolveu atividades junto ao departamento técnico do Instituto, entre 2000 e 2002. "Vamos diagnosticar a situação e começar a trabalhar na montagem da equipe", ressaltou.

Currículo

Cláudio Fernando Brayer Pereira nasceu em Santa Vitória do Palmar, e se elegeu prefeito do município em 2004, sendo reeleito em 2008. Com formação em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi funcionário da Emater do Paraná, atuou por 10 anos na área comercial da empresa pelotense Josapar, e também exerceu atividades na Cooperativa Agrícola Santa Vitória do Palmar por cinco anos. Até a década de 1990, ele atuou como produtor de arroz em conjunto com seu falecido pai.

As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Rio Grandense do Arroz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.