CI

Clima: Argentina enfrenta semana de contrastes

Um frente fria com atividade irregular deverá romper essa massa quente


Um frente fria com atividade irregular deverá romper essa massa quente Um frente fria com atividade irregular deverá romper essa massa quente - Foto: NOAA

De acordo com o último relatório da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), a Argentina enfrenta uma semana de contrastes climáticos marcantes, com ondas de calor intenso no norte e um avanço de ar polar que deverá provocar queda acentuada nas temperaturas e risco de geadas em várias regiões agrícolas do país.

A perspectiva climática indica ventos tropicais elevando as temperaturas em grande parte do território. No norte argentino — incluindo o leste do NOA (Noroeste Argentino), sul da Região do Chaco, Misiones, noroeste de Corrientes e sudeste do Paraguai — as máximas podem ultrapassar 35 °C, chegando a mais de 40 °C em alguns pontos. No centro e norte da Região Pampeana e norte da Mesopotamia, os termômetros devem variar entre 30 °C e 35 °C. Já no sul e no litoral atlântico, os valores tendem a ser mais amenos, entre 25 °C e 30 °C.

Um frente fria com atividade irregular deverá romper essa massa quente, provocando chuvas escassas na maior parte do território. As precipitações mais significativas — entre 10 mm e 50 mm — são esperadas para o norte do NOA, o sudeste do Paraguai, norte de Córdoba, Mesopotamia e grande parte do Uruguai, onde pontos isolados podem superar 75 mm, especialmente no noroeste uruguaio e nordeste de Entre Ríos.

Após a passagem do sistema, uma massa de ar polar deverá derrubar as temperaturas, com mínimas abaixo de 0 °C nas áreas serranas e cordilheiras do oeste, onde há previsão de geadas generalizadas. Regiões centrais e serranias de Buenos Aires podem registrar entre 0 °C e 5 °C, enquanto o restante do país deve oscilar entre 5 °C e 10 °C. O cenário climático reforça a necessidade de atenção dos produtores rurais, sobretudo nas áreas agrícolas mais sensíveis ao frio.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.