Clima: parlamentares cobram comprometimento de países ricos

Agronegócio

Clima: parlamentares cobram comprometimento de países ricos

A Câmara estará representada na COP 16
Por:
257 acessos

A Câmara estará representada na 16ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 16). O evento será realizado em Cancún, no México, de segunda-feira (29) a 10 de dezembro. O objetivo da conferência é adotar medidas mundiais que possam reduzir o aquecimento global e minimizar o aumento da temperatura.

Vão participar do evento os deputados: Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), Bernardo Ariston (PMDB-RJ), Fernando Marroni (PT-RS), Raul Jungman (PPS-PE), Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Rômulo Gouveia (PSDB-PB) e Sarney Filho (PV-MA).

Metas X realidade
A expectativa de Tripoli, que no ano passado participou da COP 15, é que as negociações durante a conferência criem novos instrumentos de combate ao aquecimento do planeta, tanto nos países industrializados, como nas nações em desenvolvimento. No entanto, o parlamentar paulista pondera que a COP 16 só terá êxito se houver maior comprometimento dos países envolvidos.

Na avaliação do deputado, os mandatários estrangeiros precisam equilibrar suas expectativas. “É importante que cada um leve para casa resultados positivos, permitindo que outras nações façam o mesmo. É dessa maneira que os principais acordos multilaterais são feitos e é assim que tem que acontecer com o clima também. Mudança climática não é assunto que se resolva só com boa vontade”, argumentou.

Redução das emissões
Tripoli defende maior participação dos países em desenvolvimento nas iniciativas de redução das emissões. Ele também espera um envolvimento menos tímido dos Estados Unidos, que nunca ratificaram o Protocolo de Quioto. “Esperamos uma sinalização clara dos países de que as metas firmadas sejam aceitas. O Japão e os países europeus não vão aceitar aprofundar os compromissos de Quioto sem que os Estados Unidos se comprometam”, finalizou.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink