CI

Clima ajuda e safra de cevada deve ter bom resultado

Produtividade da cevada sobe 1% em relação a setembro


Foto: Canva

A cultura da cevada apresenta bom desempenho no Rio Grande do Sul, segundo dados do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/26 divulgados nesta terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento. As condições climáticas registradas ao longo do ciclo favoreceram o desenvolvimento das lavouras e contribuíram para uma perspectiva positiva de produtividade e qualidade dos grãos.

As chuvas volumosas em junho não comprometeram o avanço da cultura, já que os meses seguintes apresentaram clima adequado para o perfilhamento e manutenção da sanidade foliar. A ocorrência de geadas não causou danos expressivos, pois a maior parte das plantações ainda estava em fase vegetativa. Em setembro, mesmo com maior volume de precipitações, os produtores conseguiram manter as atividades de manejo.

A execução intensa dos tratos culturais no período foi determinante para garantir a sanidade dos grãos, condição essencial para atender as exigências das maltarias e obter melhores preços no mercado. “As operações são fundamentais para a obtenção de grãos sadios, condição primordial para a utilização pelas maltarias e para melhores preços aos produtores”, destacou o levantamento.

A condição fitossanitária das lavouras foi classificada como excelente, o que levou a um aumento de 1% na estimativa de produtividade em relação ao mês anterior. A expectativa é de avanço significativo da colheita ao longo de outubro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.