Clima beneficia safra de inverno na região Sul
Milho e arroz avançam com plantio acelerado

De acordo com o Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), “os volumes de chuva registrados na região Sul nos 20 primeiros dias de setembro favoreceram os cultivos de inverno na maioria das áreas produtoras”. O documento aponta que “os maiores volumes foram distribuídos no Rio Grande do Sul, principalmente na primeira semana do mês”. Os dados espectrais indicam que “as condições foram desenvolvidas nas principais regiões de produtos de trigo , grão com a maior área semeada nas culturas de inverno, mesmo com o registro de problemas e tempestades em algumas áreas”.
Ainda segundo o Boletim, “os gráficos de evolução do índice de crescimento das principais produtoras de trigo, onde as atividades se encontram majoritariamente em desenvolvimento vegetativo, enchimento e preenchimento de grãos, mostram que as condições, no geral, foram realizadas”. O documento destaca que “nas regiões monitoradas, observa-se que o índice evoluiu acima da média histórica durante a maior parte do período de desenvolvimento das atividades, encontrando-se, neste momento, próximo ou acima da safra anterior”.
No Rio Grande do Sul, “principal estado produtor de trigo, a condição geral das atividades é considerada boa”. No Paraná, “o clima favoreceu o avanço da colheita e a maior parte das atividades encontra-se em maturação”. Em Santa Catarina, “a cultura apresenta bom potencial produtivo” e “a maior parte das culturas catarinenses apresentam-se em desenvolvimento vegetativo, enquanto alguns avançam para o enchimento de grãos”. A alternância entre períodos de sol e umidade “tem favorecido o crescimento das plantas”. ???????
Sobre as culturas de verão da safra 2025/26, o Boletim informa que “a semeadura da nova safra está avançando, principalmente sob o cultivo irrigado ou em áreas com disponibilidade de água no solo”. O plantio de arroz irrigado “está no início no Rio Grande do Sul, concentrado nas áreas de cultivo pré-germinado”, e em Santa Catarina “a semeadura do grão está mais avançada no litoral Norte”. Já “a semeadura do milho primeira safra ocorre em ritmo acelerado na região Sul, favorecida pelo aumento das temperaturas e pelas precipitações regulares”. Quanto à soja , “o plantio é incipiente no Centro-Oeste e está concentrado, especialmente, em áreas irrigadas”. No Paraná, “o plantio foi iniciado em algumas áreas das regiões Oeste e Sudoeste, onde a umidade não só tem permitido as operações de campo e propiciou um bom desenvolvimento inicial das atividades”.