CI

Clima chuvoso alivia a estiagem e a seca no Oriente Médio

Condição aumenta as perspectivas de colheitas na Turquia e Irã


Foto: Arquivo

As recentes chuvas, de intensidade moderada a forte, trouxeram alívio às áreas afetadas pela seca no centro da Turquia e no oeste do Irã. O clima chuvoso também melhorou o suprimento de umidade para os grãos de inverno na região, aumentando as esperanças de melhores rendimentos nesta safra 2022/23.

Na semana passada, tempestades lentas produziram chuvas e trovoadas generalizadas, com precipitação variando de 5 a 90 mm, no centro da Turquia, na costa do Mediterrâneo, na Síria, no Iraque e no Irã. A terceira semana consecutiva de fortes chuvas aliviou ou recuperou as condições da seca e melhorou ainda mais as perspectivas para as colheitas de trigo e cevada desde o estágio vegetativo até o reprodutivo, exceto na região da Trácia, no noroeste da Turquia.

Infelizmente, a região da Trácia experimentou principalmente condições secas, agravando a condição de seca. Desde 1º de setembro, a região recebeu apenas 55% da precipitação normal, tornando-se a segunda estação mais seca dos últimos 30 anos até 25 de março.

Embora o recente período de calor anômalo tenha diminuído, as temperaturas ainda estão em média de 2 a 5°C acima do normal no leste da Turquia, norte e centro do Iraque e grande parte do norte e leste do Irã. Espera-se que as temperaturas mais altas continuem, mas não afetarão significativamente o crescimento das culturas.

As chuvas recentes trouxeram algum alívio para os agricultores que lutavam contra as condições de seca e aumentaram as perspectivas para a safra de inverno no centro da Turquia e no oeste do Irã. No entanto, ainda é muito cedo para prever o resultado final da colheita, e os agricultores continuarão monitorando o clima de perto nas próximas semanas.

Material elaborado pela equipe Agrotempo. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.