Clima chuvoso propicia surgimento de soja voluntária em Guarapuava/PR

Agronegócio

Clima chuvoso propicia surgimento de soja voluntária em Guarapuava/PR

As geadas esperadas para hoje e registradas ontem, são o principal auxílio dos agricultores no combate ao surgimento da oleaginosa
Por:
810 acessos
O longo período de chuvas, associado a um clima ameno, propicia o aparecimento da soja voluntária. O alerta é da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná), que ainda avalia as implicações do clima, com pouco frio, no controle do vazio sanitário. As geadas esperadas para esta terça-feira e registradas nessa segunda-feira, em alguns pontos de Guarapuava, são o principal auxílio dos agricultores no combate ao surgimento da oleaginosa.

O escritório regional da Seab, em Guarapuava, ainda não registrou aparecimento de soja voluntária, mas não descarta incidência maior em função do clima. "Estive a campo, pois começa a germinar mais com a chuva. Ainda não encontrei, mas algumas lavouras têm potencial para isso", explicou a engenheira agrônoma da Seab, Rosmari De Ré.

A maior umidade no ar, aliada a temperaturas relativamente altas para a estação do ano, favorecem o desenvolvimento da soja, observou o engenheiro da Seab, Arthur Bittencourt. "Esse clima é propício para germinação e desenvolvimento e o interessante é que tenha mais geadas. As que tivemos já foram benéficas", analisou.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink