Clima contribui com boa produtividade no campo paranaense
O clima foi benéfico, embora condições desfavoráveis tenham sido verificadas nas microrregiões de Cantagalo e Goioxim
A colheita da soja está ocorrendo em vários municípios da região Central do Paraná. O clima foi benéfico, embora condições desfavoráveis tenham sido verificadas nas microrregiões de Cantagalo e Goioxim. Em Candói, a expectativa é de boa produtividade e é possível perceber grande movimento no município.
Na Fazenda São Pedro, em Candói, o produtor Paulo Illich colheu 25% da soja cultivada até o momento. Para esta safra, Illich destinou 1.600 hectares ao cultivo do grão e a previsão de produtividade é de 50 sacas por hectare, o que corresponde a 3 mil quilos. "Está dentro da nossa média histórica. O tempo ajudou muito. Choveu na hora certa", avaliou.
No ano passado, o agricultor investiu em equipamentos, adquirindo secadores, que foram utilizados, principalmente, na colheita do milho, pois o grão apresenta altos índices de umidade. "A soja seca mais rápido, mas também vai exigir o equipamento", explicou. Assim, o produto pode ser comercializado em curto prazo, se o mercado estiver favorável.