Clima favorável acelera colheita dos grãos no RS

Agronegócio

Clima favorável acelera colheita dos grãos no RS

A colheita do milho totaliza 56% da área semeada
Por: -Janice
4542 acessos
Após o grande volume de chuvas registrado no Estado ainda nos últimos dias de março, as condições meteorológicas voltaram a ser favoráveis para as atividades de campo, possibilitando aos agricultores a retomada dos trabalhos de colheita de forma mais intensa. Em pontos isolados, a queda de granizo, acompanhado de fortes ventos, provocou danos e prejuízos à infraestrutura dos municípios atingidos e perdas em algumas lavouras.

A colheita da safra 2011 de arroz segue de forma bastante intensa e adiantada no Rio Grande do Sul em relação aos anos anteriores. Os arrozeiros têm aproveitado o tempo seco e ensolarado verificado nos últimos dias, em especial nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste, para finalizar o quanto antes a retirada do produto das lavouras. A colheita alcançou 70% do total cultivado no Estado, avançando 21% em relação à semana passada. A produção está acima das expectativas iniciais, apresentando muito boa qualidade no engenho. Caso as condições climáticas permaneçam favoráveis, a colheita do arroz deve ser finalizada em poucos dias.

O tempo seco também beneficiou a colheita da soja. Os produtores intensificaram os trabalhos de retirada do grão das lavouras, inclusive à noite, como forma de otimizar tempo e máquinas. Com isso, o percentual de área colhida saltou para 45%, contra os 28% registrados na semana anterior. A soja que permanece a campo apresenta um ótimo desenvolvimento. As produtividades médias, dependendo da região, se aproximam dos três mil quilos por hectare, com casos isolados de produtores alcançando produtividades superiores a 3.600 kg/ha.

Nesta última semana, alguns produtores retomaram a retirada do milho das lavouras, principalmente naquelas propriedades onde a colheita da soja já foi finalizada. Os trabalhos se encontram mais adiantados nas propriedades mecanizadas e de maior extensão, onde os produtores também se dedicam à cultura do trigo, que deverá ser plantada a partir de maio. Hoje, a colheita do milho totaliza 56% da área semeada, com 22% das lavouras em condições de serem colhidas. As produtividades obtidas ao longo dos últimos períodos permitem apontar para uma elevação da produção esperada.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink