CI

Clima favorece a produção de alface no RS

Na região de Soledade, a alface se destaca como a principal hortaliça folhosa


Foto: Pixabay

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Lajeado, especificamente em São José do Hortêncio, as condições climáticas têm sido relativamente propícias para a cultura da alface, com destaque para as variedades crespa e Americana. Segundo informações do Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a alface lisa tem enfrentado dificuldades de desenvolvimento devido ao calor excessivo, resultando em perdas durante o processo de crescimento.

Em resposta, alguns grandes produtores optam por evitar o plantio durante os meses mais quentes. Apesar disso, a incidência de tripes foi registrada de forma pontual, sem causar perdas relevantes em nível municipal. O preço médio da alface crespa e lisa na Ceasa de Porto Alegre variou entre R$ 20,00 e R$ 25,00 por dúzia, mantendo-se na mesma faixa da alface Americana.

Na região de Soledade, a alface se destaca como a principal hortaliça folhosa. Apesar do clima, que ainda prejudica o crescimento e desenvolvimento das plantas devido ao calor excessivo, as condições têm melhorado para os cultivos. Novos plantios estão sendo realizados aproveitando o período climático mais favorável, com temperaturas amenas. No entanto, a presença de tripes requer manejo adequado por parte dos produtores. A oferta de alface permanece dentro da normalidade na região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.