CI

Clima favorece culturas de inverno do Rio Grande do Sul

Lavouras de trigo vêm apresentando boa recuperação


Lavouras de trigo vêm apresentando boa recuperação no seu desenvolvimento, segundo informações da Emater

A boa luminosidade e as temperaturas amenas registradas durante a última semana no Rio Grande do Sul favoreceram a cultura do trigo, que vem apresentando boa recuperação no seu desenvolvimento e melhorando sua coloração e perfilhamento, segundo informações da Emater.


O clima também contribuiu para melhorar o estado fitossanitário das lavouras de trigo, impedindo um maior avanço das doenças foliares e pragas, embora alguns produtores já tenham iniciado, por precaução, a aplicação de fungicidas. No momento, os triticultores dedicam-se à aplicação de fertilizantes nitrogenados, principalmente nas áreas implantadas no início do mês de julho. As áreas implantadas com o cereal em fins de maio e início de junho começam a entrar na fase reprodutiva (floração), fase essa muito suscetível às alterações climáticas, como geadas fortes e excesso de chuva. Estima-se que, atualmente, cerca de 1% das lavouras esteja nessa situação. Na safra passada, este percentual era de 4%.

Beneficiada pelas condições climáticas dos últimos dias, a cultura da canola intensificou a emissão das flores e, com isso, a maior parte da área cultivada está em estágio de floração. Nas regiões das Missões e Fronteira-Noroeste, já está ocorrendo o início do estágio de enchimento de grãos. De forma geral, de acordo com a Emater, a cultura da canola se encontra com bom padrão, sem problemas com pragas e doenças.

Após a estabilidade climática, outra cultura de inverno – a cevada - também retomou o crescimento, apresentando bom aspecto visual. Os produtores continuam realizando a aplicação de nitrogênio em cobertura e controle do azevém, da aveia e do nabo. As áreas cultivadas com cevada encontram-se, majoritariamente, em fase de desenvolvimento vegetativo no Rio Grande do Sul, apresentando bom estande de lavoura.


Se o clima tem beneficiado as lavouras de grãos de inverno, o mesmo não se pode dizer dos pomares de pêssego. A falta de horas de frio (soma de horas com temperatura abaixo de 7,2ºC) e excesso de chuvas está levando ao abortamento das gemas florais, o que já preocupa os produtores na região Sul do Estado. Essa condição também está causando o florescimento irregular das plantas, principalmente nas cultivares mais precoces, mas ainda não se tem uma avaliação precisa de quebra de safra.

Em Pelotas e Morro Redondo, o período é de poda e tratos culturais de inverno. Na região de Soledade, nas cultivares de ciclo precoce e médio, o período é de poda intensa. Nas cultivares tardias, que ainda estão em repouso vegetativo, continuam as práticas de aplicação de calda sulfocálcica e calda bordalesa, para o controle de doenças como a podridão parda, antracnose e bacteriose.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.