Clima influencia avanço das principais culturas na Argentina
No girassol, a semeadura avançou 2,6 pontos percentuais
No girassol, a semeadura avançou 2,6 pontos percentuais - Foto: Divulgação
A nova temporada de milho começou na Argentina enquanto a colheita do ciclo anterior avança para a reta final, em um cenário de continuidade dos trabalhos no campo e atenção às condições climáticas. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), o plantio do milho destinado a grão comercial na safra 2026/27 alcança 1,5% dos 8,4 milhões de hectares projetados, com maior concentração no centro-norte de Santa Fé, onde 13% da área prevista já foi semeada.
Ao mesmo tempo, a colheita do milho 2025/26 chegou a 92,5% da área apta no país, favorecida pelas boas condições ambientais das últimas semanas. O rendimento médio está em 77,8 quintais por hectare, embora os trabalhos ainda apresentem atraso de 6 pontos percentuais em relação à campanha anterior. Os principais remanescentes estão no sul da área agrícola. Os rendimentos observados seguem dentro das expectativas, sustentando a projeção de produção nacional em 64 milhões de toneladas.
No girassol, a semeadura avançou 2,6 pontos percentuais na semana e cobre 19,3% dos 3 milhões de hectares estimados. No nordeste, as lavouras mais adiantadas estão entre V4 e V6. Chuvas recentes provocaram necessidade de replantio em áreas do centro-norte de Santa Fé e atrasos no centro-leste de Entre Ríos devido ao excesso de água.
No trigo, temperaturas mais altas aceleraram o desenvolvimento, mas a falta de chuvas no norte e em parte do oeste, somada à menor disponibilidade de frio e radiação, gera incerteza sobre os rendimentos. Já no centro e sul, a condição segue de normal a excelente, apesar de danos pontuais por granizo. Na cevada, 98% das áreas têm condição hídrica adequada ou ótima e 96% apresentam estado geral entre normal e bom, embora a alta umidade favoreça doenças fúngicas e exija aplicações preventivas e curativas.