CI

Clima interferiu no desenvolvimento dos cafezais paranaenses

Expectativa é de redução da oferta de grãos


As intempéries climáticas afetaram o desempenho da atual safra de café do Paraná. A expectativa inicial era de uma produção de aproximadamente 2 milhões de sacas, mas o último levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento, aponta uma estimativa de 1,6 milhão a 1,8 milhão de sacas colhidas em 2012.


Na avaliação do coordenador do setor de café do Deral e coordenador estadual da Câmara Setorial do Café, Paulo Franzini, cerca de 20% da produção foi afetada pelo clima.

No inverno de 2011, a geada que atingiu algumas áreas do Estado comprometeu o potencial produtivo dos cafezais. Na sequência, a fase de florada foi prejudicada pela estiagem em setembro e pelas baixas temperaturas registradas em outubro e novembro. ''O potencial da safra e a qualidade dos grãos foram também reduzidos pela seca nos meses de dezembro e janeiro e pelo excesso de chuvas em junho, que prejudicaram o peso e o tamanho dos grãos'', esclarece Franzini.

A área cultivada com café no Estado totaliza 87,1 mil hectares, sendo que 70 mil hectares estão em produção. Com esses índices, a média da produtividade das lavouras de café no Paraná é de 24 sacas por hectare. Uma iniciativa da Câmara Setorial do Café, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) busca ampliar a produtividade média dos cafezais paranaenses para 40 sacas por hectare, com o intuito de aumentar a competitividade dos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.