CI

Clima já impacta soja e milho no Paraná

Com a chuva e altas temperaturas as áreas consideradas boas caíram


Foto: Sheila Flores

O Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao governo do Paraná, divulgou em seu boletim semanal, a situação das culturas no estado. Tanto a soja quanto o milho 1ª safra estão com 100% das áreas implantadas mas algumas regiões sofrem com o clima. Tal situação levou a uma piora da situação das lavouras na semana, com maior percentual passando de bom para regular.

Com a chuva e altas temperaturas as áreas de soja classificadas como boas passaram de 83% para 71%, enquanto as lavouras em situação média saíram de 15% para 23% e outras 6% estão em condições ruins, mostraram os dados. Em relação aos estádios fenológicos 38% estão em desenvolvimento vegetativo, 46% em floração e 16% em frutificação.

No milho, 90% eram avaliadas como boas até a semana passada. Agora, este número baixou para 77%. As áreas consideradas médias foram de 9% para 20% e 3% são vistas como ruins. Em relação aos estádios fenológicos 26% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 43% em floração, 30% em frutificação e 1% já está em maturação.

As regiões oeste, norte e noroeste estão sofrendo mais com a estiagem o que impacta o milho. Já no sul onde o grão é plantado mais cedo, a situação é melhor. Para a soja o impacto maior está nas lavouras localizadas no oeste e sudoeste do Estado.

Levantamento do Deral divulgado no fim de novembro indicava que o Estado deve produzir 20,985 milhões de toneladas de soja e 4,19 milhões de toneladas de milho verão na safra 2021/22. A próxima atualização das projeções será divulgada na semana que vem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.