CI

Clima reduz oferta de leite na região da Campanha e parte da Zona Sul do RS

Em São Gabriel a redução da produção leiteira já ultrapassa os 20%


O plantio de novas áreas de pastagens está paralisado e, naquelas em que seu desenvolvimento inicial coincidiu com a atual fase, foram perdidas. Na Zona Sul, a situação segue preocupando. Contudo, foram registradas precipitações em um maior número de localidades, contribuindo para amenizar o forte déficit hídrico que vem se registrando na região. A chuva, embora irregular e mal distribuída, favoreceu a retomada do desenvolvimento das pastagens em alguns municípios onde esta foi recentemente implantada.

Apesar do clima desfavorável na Campanha, o estado geral do rebanho ainda segue sendo considerado razoável em boa parte dos municípios. As exceções encontram-se em Aceguá, Candiota, Quaraí e Dom Pedrito, onde a falta da água está mais acentuada e exige mais atenção em relação à dessedentação dos animais. Nas demais regiões do Estado, em que pese a irregularidade na distribuição das chuvas, ainda é boa a umidade presente no solo, favorecendo as pastagens e gerando bons resultados para a atividade, com consequente benefício na condição corporal dos animais, que apresentam reflexos positivos no seu desempenho reprodutivo.

As condições climáticas na Campanha e parte da Zona Sul, seguem críticas, provocando uma redução na oferta de leite nestas regiões. Apesar de se manter estável em algumas localidades, o quadro se agravou, principalmente nos municípios de São Gabriel, onde a redução da produção leiteira já ultrapassa os 20%, e em Candiota, Hulha Negra e Santana do Livramento, com redução estimada em 40%, em decorrência da ampliação do alto déficit hídrico e das baixas precipitações ocorridas no último período.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.