CI

Clima sustenta alta nos grãos

A soja também operou em alta


A soja também operou em alta A soja também operou em alta - Foto: United Soybean Board

Os mercados agrícolas iniciaram o dia com movimentos moderados, em meio à combinação de clima, avanço das safras e expectativas ligadas ao comércio internacional. Segundo a TF Agroeconômica, trigo, soja e milho abriram com altas em Chicago, enquanto indicadores como dólar, petróleo e câmbio externo também influenciaram a leitura dos agentes.

No trigo, a sustentação veio da piora das condições das lavouras de inverno nos Estados Unidos. O USDA reduziu de 28% para 27% a parcela das áreas classificadas como boas ou excelentes, bem abaixo dos 52% registrados no mesmo período do ano passado. No Kansas, principal estado produtor, a avaliação positiva caiu de 17% para 15%. O cenário reforça a expectativa de uma safra 2026/2027 mais fraca, com produção projetada em 42,49 milhões de toneladas, o menor volume desde 1972/1973. No Brasil, a Conab informou que o plantio de trigo chegou a 26,3% da área prevista.

A soja também operou em alta, apoiada pela expectativa de novas compras agrícolas chinesas dos Estados Unidos. Apesar disso, o mercado manteve cautela, já que os anúncios não detalharam volumes nem citaram diretamente o grão. As inspeções de exportação norte-americanas somaram 483,9 mil toneladas, em linha com as projeções do USDA. O plantio nos Estados Unidos avançou para 67%, ante 49% na semana anterior, com previsões climáticas favoráveis em parte das regiões produtoras. Na China, as importações de soja atingiram 8,48 milhões de toneladas em abril, mais que o dobro do volume de março.

No milho, a alta foi limitada, mas sustentada pela falta de umidade nas Grandes Planícies Centrais dos Estados Unidos, especialmente em Nebraska, onde mais de 90% do território está em condição de seca. O avanço do petróleo também contribuiu para expectativas ligadas ao uso de etanol. O USDA informou que o plantio norte-americano chegou a 76% da área projetada. No Brasil, a primeira safra de milho alcançou 75,3% da área apta, abaixo dos 82,3% registrados no mesmo período de 2025.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7