CI

Clima vem como forte aliado ao milho na safra 2023

A safra de milho safrinha no Brasil tem mostrado sinais de alto rendimento


Foto: Pixabay

Em um cenário agrícola positivo, a safra de milho safrinha no Brasil tem mostrado sinais de alto rendimento, de acordo com dados recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No Mato Grosso, um dos maiores produtores de grãos do país, o clima tem sido um aliado importante para os agricultores. Com condições climáticas favoráveis, as lavouras têm apresentado bom desenvolvimento, e em algumas áreas, a colheita já foi iniciada, apontando para uma safra promissora.

No Mato Grosso do Sul, apesar da diminuição das chuvas, a umidade do solo tem sido suficiente para manter o crescimento saudável das lavouras. O mesmo acontece em Goiás, onde o bom armazenamento hídrico do solo tem mantido as condições das lavouras satisfatórias.

No Maranhão, a região de Balsas destaca-se pela boa performance das lavouras, que se encontram atualmente em fase de enchimento de grãos. As demais regiões do estado também seguem com desenvolvimento vegetativo em boas condições.

O Tocantins e o Piauí acompanham o bom desempenho do milho, com a maioria das áreas na fase reprodutiva e as chuvas favorecendo especialmente as lavouras semeadas mais tarde. No Pará, o clima tem sido um fator positivo para o desenvolvimento das lavouras em todas as regiões, com a colheita já tendo iniciado na região Sudoeste.

No Paraná, estado conhecido por sua produção agrícola, 92% das lavouras de milho safrinha são consideradas em boas condições e 8% em condições regulares. A semeadura em período de chuvas intensas impactou parte das áreas, no entanto, a maioria mantém um bom rendimento.

Em São Paulo, as lavouras apresentam diferentes estágios de desenvolvimento, mas todas em boas condições. Em Minas Gerais, as condições climáticas e a umidade do solo têm favorecido o desenvolvimento das lavouras, apontando para uma safra de milho safrinha robusta e produtiva.


PROGRESSO DA 2ª SAFRA
Semana de 7 a 13 de maio de 2023

A primeira safra agrícola também apresenta progresso notável, de acordo com dados recentes. A comparação entre a safra passada, a semana anterior e os dados do dia 13 de maio mostra avanços significativos na colheita em vários estados.

No Maranhão, a porcentagem de colheita aumentou de 15% na semana anterior para 20% no dia 13 de maio, embora ainda esteja abaixo dos 25% da safra passada. O Piauí também mostrou progresso, subindo de 8% na semana anterior para 20%, ainda assim, a taxa de colheita permanece abaixo dos 35% registrados na safra passada.

Na Bahia, a taxa de colheita avançou de 65% na semana anterior para 68% no dia 13 de maio, ultrapassando a marca de 65% da safra passada. Em Goiás, a taxa de colheita deu um salto significativo, passando de 34% na semana anterior para 45%, embora ainda esteja abaixo dos 95% da safra passada.

Minas Gerais também apresentou progresso, com a taxa de colheita aumentando de 87% na semana anterior para 93%, se aproximando dos 97% da safra passada. São Paulo, Paraná e Santa Catarina já completaram a colheita da primeira safra, com 100% das lavouras colhidas.

No Paraná, apesar de já ter concluído a colheita, houve um aumento na taxa de colheita, de 90% na semana anterior para 93% no dia 13 de maio, ainda abaixo dos 98% da safra passada. Em Santa Catarina, a taxa de colheita também aumentou de 78% na semana anterior para 87%, ainda abaixo dos 100% da safra passada.

No Rio Grande do Sul, a taxa de colheita permaneceu estável em 87%, acima dos 86% da safra passada.

Considerando os nove estados juntos, a média de colheita aumentou de 67,5% na semana anterior para 72,4% no dia 13 de maio, ainda abaixo da média de 80,1% da safra passada.

Esses números demonstram a evolução da colheita da primeira safra em diferentes estados do Brasil, refletindo a eficiência e a produtividade da agricultura brasileira. Apesar de alguns estados ainda estarem atrás da safra passada, o avanço observado nas últimas semanas indica um ritmo positivo para a colheita.

Material elaborado pela equipe Agrotempo com informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.