CI

Clube Energia Bayer completa um ano com ótimos resultados

Entre as ações desenvolvidas, todas focadas em transferência de tecnologia, estão a Patrulha Energia, a Matologia e a Colchão Não


O Clube Energia Bayer, programa de relacionamento voltado ao setor sucroenergético, acaba de completar o primeiro ano de existência. A iniciativa da Bayer CropScience tem como principal objetivo promover o aumento sustentável de produtividade de cana-de-açúcar, desenvolvendo assim o setor por meio do aprimoramento das práticas de manejos da cultura, ganho de eficiência na lavoura e debate sobre o futuro da cana no País.

"O balanço deste período é muito positivo, pois já temos 130 usinas participantes e desenvolvemos ações que auxiliam o setor de diferentes maneiras. O mercado já reconhece a Bayer CropScience como uma empresa parceira, preocupada em levar soluções amplas, que vão além da simples venda do produto", afirma João Pivetta, gerente da cultura cana-de-açúcar da Bayer CropScience.

Entre as ações desenvolvidas, todas focadas em transferência de tecnologia, estão a Patrulha Energia, a Matologia e a Colchão Não. A primeira tem como objetivo identificar os problemas-chave no manejo das principais pragas, plantas daninhas e tecnologia de aplicação, promovendo a capacitação teórica e prática da equipe das usinas. Juntamente com um consultor, especialistas da Bayer CropScience vão à usina e discutem com os colaboradores sobre o problema detectado. Além da palestra do especialista, os participantes fazem uma visita à lavoura para verem na prática o que foi apresentado. Ao final, o consultor elabora um relatório específico com diagnóstico e recomendações do que foi visto e envia para a usina.

A Matologia demonstra os resultados de controle de plantas daninhas no canavial de cada usina participante e quais são as melhores formas de manejo, com a demarcação de pontos específicos com estaca padrão e orientação das equipes internas das usinas.

E a Colchão Não visa prevenir o controle do capim-colchão (Digitaria spp.) por meio da coleta de amostras que são analisadas nos laboratórios da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP). Os especialistas da Universidade enviam um relatório com os resultados obtidos e fazem recomendações aos usineiros.

"Por meio do Clube Energia temos a oportunidade de fortalecer o relacionamento com os decisores das usinas e mostrar a eles que podemos contribuir de forma efetiva na busca pela melhoria sustentável da produtividade e isso é fundamental para impulsionar o setor sucroenergético no Brasil. Mais uma vez a Bayer CropScience demonstra seu caráter inovador e estou certo de que a tendência é que o programa se expanda cada vez mais", finaliza Pivetta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.