CI

CNA alerta senadores sobre apagão logístico

O objetivo da entidade é alertar os senadores sobre o agravamento do “apagão logístico”, que dificulta a exportação de produtos agropecuários e consome a renda do produtor


A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal promove audiência pública nesta quarta-feira (03-10), a partir das 11h, para debater a logística e a infra-estrutura de transportes para o escoamento da safra agropecuária. Entre os convidados está o consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para assuntos de logística e infra-estrutura, Luiz Antônio Fayet. O objetivo da entidade é alertar os senadores sobre o agravamento do “apagão logístico”, que dificulta a exportação de produtos agropecuários e consome a renda do produtor.

Segundo levantamento da CNA, uma saca de soja é vendida atualmente por cerca de R$ 35 para exportação nos portos de Santos ou Paranaguá. A mesma saca é vendida por R$ 23 em Sorriso (MT). Ou seja, o custo logístico para levar os grãos até esses portos representa mais de 50% do faturamento. Também estão convidados para a reunião o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito; o coordenador do GV Agro, Roberto Rodrigues; o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski; o diretor de Infra-Estrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Michel Dib Tachy; e o secretário-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Mendes. As informações são da assessoria de imprensa da CNA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.