CI

CNA Card pode ajudar a aumentar exportações de carne bovina

Nos últimos 30 dias, Goiás emitiu 1.130 guias de trânsito animal


O Estado de Goiás foi um dos primeiros a aderir ao CNA Card, o Cartão do Produtor Rural brasileiro. Já enviou mais de 1.000 cartões para diversos pecuaristas do Estado, que passam a emitir suas Guias de Trânsito Animal – GTA pela Internet ou pelo celular. A agilidade do CNA Card, os padrões de qualidade estabelecidos pelo produto e diversas outras técnicas adotadas pelo produtor rural contribuíram para que as exportações de carne bovina de Goiás aumentassem em 15,5% no primeiro semestre de 2013, se comparadas ao mesmo período de 2012.


“Nos últimos 30 dias, Goiás emitiu 1.130 guias de trânsito animal – GTA”, afirmou Antelmo Teixeira Alves, coordenador do CNA Card da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG.

Além de toda a tecnologia embutida no produto e a agilidade na documentação do trânsito animal, o CNA Card ainda oferece benefícios aos produtores rurais que possuem o cartão. “Fechamos mais de 12 parcerias com estabelecimentos comerciais da Bahia, oferecendo descontos aos produtores que possuem o cartão do produtor”, conta Edson Diogo Moniz, Vice-Presidente Administrativo-Financeiro e coordenador do CNA Card da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB.

Minas Gerais é o Estado que tem o maior número de cartões emitidos: aproximadamente 2.500 solicitações de emissão desde o lançamento. “O CNA Card é um grande sucesso em Minas Gerais. Com agilidade na emissão da guia, sobra mais tempo para o produtor administrar a sua propriedade rural”, comenta Wilson Barros de Moura, coordenador do CNA Card da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – FAEMG.

1º Workshop do CNA Card
O evento acontece nos dias 24 e 25 de setembro, na Sede da CNA, em Brasília, e reúne representantes dos Estados que aderiram ao CNA Card: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Tocantins.

O Presidente do Instituto CNA, Moisés Gomes, recebeu os representantes dos Estados com muito entusiasmo. “Estamos com uma ferramenta maravilhosa nas mãos dos pecuaristas do nosso Brasil. Acredito que o comércio internacional vai ganhar uma nova dimensão", disse.


O coordenador nacional do CNA Card, Décio Coutinho, contou que o Cartão do Produtor surgiu por uma solicitação do Sistema CNA diante de um diagnóstico das necessidades dos pecuaristas brasileiros. “Antes de lançar o CNA Card, a equipe de técnicos da CNA fez uma pesquisa abrangente com 11 Estados brasileiros, onde foram identificadas as expectativas do setor para o desenvolvimento da pecuária e das exportações de carne bovina”, lembra Décio Coutinho.

Exportações de carne bovina no Brasil
Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil lidera o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo desde 2008 e as estatísticas mostram crescimento também para os próximos anos. Estimativas do MAPA mostram que a exportação de carne bovina crescerá a 2,15% ao ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.