CNA discute criação de indicador de preços de cana-de-açúcar

Cana-de-açúcar

CNA discute criação de indicador de preços de cana-de-açúcar

CNA apresentou a proposta da criação de um Indicador de Preços de Cana-de-Açúcar durante a reunião da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar, nesta terça-feira (20), em Brasília
Por:
202 acessos

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou a proposta da criação de um Indicador de Preços de Cana-de-Açúcar durante a reunião da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar, nesta terça-feira (20), em Brasília. O índice vai medir a remuneração da cana-de-açúcar em várias regiões do Brasil para que os produtores possam negociar melhor a sua produção. A metodologia do estudo já foi aprovada e, agora, só falta a definição da instituição que será parceria da CNA na iniciativa.

“A remuneração do produtor de cana está extremamente injusta, muito abaixo do custo de produção. Isso não é mercado. Esse indicador será um farol de preço para que ele possa lutar por um valor justo através de sindicatos, associações e da CNA”, afirmou o presidente da Comissão, Enio Fernandes.

Segundo o gestor de projetos do Pecege-Esalq/USP, João Rosa, a ideia é levantar, a partir dos contratos que os produtores fazem com as unidades industriais, o quanto efetivamente eles estão recebendo pela matéria prima.

Para avaliar a lucratividade na atividade também serão utilizados dados do relatório dos custos de produção de cana-de-açúcar elaborado pelo Projeto Campo Futuro, da CNA, em parceria com o Pecege-Esalq/USP.

“Esse relatório se tornou o principal balizador em termos de custos, mas fica difícil quantificar se o produtor está tendo lucratividade porque nós não temos uma padronização em termos de preço”, disse João Rosa após apresentar números do estudo no encontro. A pauta da reunião incluiu, ainda, uma palestra sobre o cenário econômico pós-eleições, realizada pelo coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink