CI

CNA faz inspeção do protocolo de rastreabilidade de rebanho bovino

Visita de acompanhamento técnico do Protocolo Carne Certificada Hereford ocorreu em Bagé (RS)


Visita de acompanhamento técnico do Protocolo Carne Certificada Hereford ocorreu em Bagé (RS)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na última sexta-feira (30/09), visita de acompanhamento técnico do Protocolo Carne Certificada Hereford, em Bagé (RS). A iniciativa faz parte do acordo de cooperação firmado no ano passado entre CNA e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), com o objetivo de certificar a carne produzida desta raça, agregando valor ao produto e garantias ao consumidor.

A visita foi feita pelo coordenador técnico do Instituto CNA (ICNA), Carlos Frederico Dias de Alencar, e pelo coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade de Adesão Voluntaria, Paulo Vicente Costa, a uma unidade do frigorífico Marfrig no município gaúcho. O acompanhamento inclui várias etapas do processo de rastreabilidade e a coleta de informações técnicas sobre os animais, desde a propriedade de origem até o abate. O objetivo é garantir que a carne comercializada com o nome da raça no rótulo esteja atendendo critérios específicos que conferem maior qualidade aos produtos.

A iniciativa deve ser repetida sistematicamente. A intenção é fazer visitas periódicas a frigoríficos que participam dos protocolos de rastreabilidade para monitorar a correta operacionalização dos protocolos. Desta forma, a CNA, responsável pela gestão destes protocolos, visa assegurar a origem da carne brasileira e atender às exigências dos mercados consumidores do produto, a partir de protocolos desenvolvidos com as associações de criadores das principais raças no país. Até agora, seis raças já aderiram à iniciativa: Angus, Braford, Charolês, Hereford, Nelore e Wagyu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.