CI

CNEE alerta para riscos de acidentes durante a safra

A Companhia Nacional de Energia Elétrica alerta os trabalhadores em relação à colheita mecanizada de cana-de-açúcar, o que pode causar acidentes relacionados à energia


A Companhia Nacional de Energia Elétrica alerta os trabalhadores em relação à colheita mecanizada de cana-de-açúcar, o que pode causar acidentes relacionados à energia.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Companhia, um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente aponta que 69% dos canaviais da região de Catanduva contam com mecanização e isso aumenta a preocupação durante a colheita da cana, o que pode provocar desde interrupções no fornecimento de energia para a população até mortes de trabalhadores que manuseiam maquinários agrícolas.


“A CNEE atua com medidas preventivas há três anos, com o objetivo de reduzir incidentes provocados por manuseio inadequado de máquinas agrícolas e até queimadas próximo à rede elétrica”.

Também ressalta que alguns acidentes podem ser até fatais e um descuido durante a colheita pode prejudicar o fornecimento de energia.

O gerente de serviços Operacionais da Companhia, Erick Gustavo Borges Sampaio, afirma que os desligamentos acidentais fogem do controle da empresa, deixando prejuízos a inúmeros consumidores e mobiliza equipes para o pronto restabelecimento do serviço. “Daí a necessidade de reforçarmos as dicas para os trabalhadores rurais, especialmente aos canavieiros para que redobrem a atenção durante a colheita em áreas próximas à rede elétrica”.

E ressalta que os cuidados simples ajudam a preservar a vida dos trabalhadores. “Sempre que for usar tratores, desvie dos estais (estirantes ou rabichos), eles sustentam os postes”.

Os caminhões, ônibus com trabalhadores rurais ou colheitadeiras estacionadas debaixo da rede elétrica também oferecem riscos a todos. “Braços metálicos de pulverizadores e irrigadores, também podem atingir a rede elétrica e em situações como esta qualquer descuido pode ser fatal”.


Quando cabos ou condutores de energia forem rompidos e caírem ao solo é necessário comunicar a CNEE, imediatamente, pelo telefone 0800 70 10 329.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.