CI

CNPE aprova aumento do biodiesel na mistura do diesel

Impacto é positivo para produtores e expectativa de crescimento até 2025


Foto: Divulgação

Em uma reunião realizada nesta terça-feira, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) anunciou a antecipação do aumento na mistura de biodiesel no diesel fóssil comercializado no Brasil. A partir de março de 2024, a proporção será elevada de 12% para 14%, seguindo uma tendência de crescimento sustentável. Além disso, está previsto um novo incremento para 15% em março de 2025.

A decisão do CNPE foi bem recebida pelos produtores, que vinham buscando segurança jurídica para sustentar investimentos e possibilitar uma expansão do setor. Atualmente, a capacidade ociosa do parque produtivo instalado no país está em torno de 50%, indicando um potencial significativo para o crescimento da produção de biodiesel.

No ano passado, a produção de biodiesel no Brasil atingiu a marca de 6,3 bilhões de litros. Com o aumento da mistura de 10% para 12% em abril deste ano, o volume total deverá superar os 7 bilhões de litros em 2024. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que, até 2025, a produção alcance cerca de 10 bilhões de litros, sinalizando um cenário de expansão expressiva.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.