Coalizão europeia investe em bio-nanotecnologia
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Coalizão europeia investe em bio-nanotecnologia

O BIO-MAC concentra-se em encontrar aplicações em cinco casos de controle na agricultura, automotivo, embalagens, têxteis e construção
Por: -Leonardo Gottems

A BB Netzwerk GmbH, empresa alemã focada em facilitar a transferência de tecnologia entre o mundo científico e empresarial, tornou-se parceira oficial do projeto europeu “BIO-MAC” que visa promover novos desenvolvimentos no campo de nanomateriais sustentáveis produzidos a partir de matérias-primas vegetais e levá-los da escala de laboratório para protótipos operacionais. 

A iniciativa tem um orçamento de 14 milhões de euros e é coordenada pela Universidade Aristóteles de Salónica. O IBB assume a função de interface entre clientes interessados que desejam ter novos produtos desenvolvidos de forma sustentável e mais de 30 parceiros de toda a Europa focados no desenvolvimento de novas nanotecologias. 

Devido às suas propriedades químicas e físicas únicas, os nanomateriais encontram aplicações em uma ampla variedade de campos e indústrias. Para explorar seu potencial em um ambiente sustentável, o projeto BIO-MAC foi criado em janeiro de 2021. Polímeros e nanomateriais derivados de matérias-primas renováveis se combinam para formar compostos inovadores de interesse para muitas indústrias. 

O BIO-MAC concentra-se em encontrar aplicações em cinco casos de controle na agricultura, automotivo, embalagens, têxteis e construção. 17 plantas piloto e 11 parceiros de serviço cobrem toda a cadeia de valor em uma estrutura de teste de inovação aberta (OITB), desde a produção e marketing até a análise de sustentabilidade. 

Pelo segundo ano, o projeto - que terá duração de quatro anos - prevê o lançamento de uma chamada aberta para inscrições de mais cinco casos de controle adicionais para o uso do OITB completo no desenvolvimento de bio-nanomateriais. 

O primeiro e principal ponto de contato para usuários novos e existentes do ambiente de teste é o Ponto de entrada único, que agora é representado pela IBB Netzwerk GmbH. Nessa função, o IBB mediará entre os membros do projeto e os clientes, avaliará os pedidos e gerenciará os contratos em nome de todos os principais parceiros do projeto. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.