Cobertura de solo em parreirais é discutida em Jaquirana

Agricultura

Cobertura de solo em parreirais é discutida em Jaquirana

Emater/RS realizou uma reunião a campo sobre cobertura de solo em parreirais
Por:
184 acessos

Na última terça-feira (13/03), em Jaquirana, a Emater/RS-Ascar realizou uma reunião a campo sobre cobertura de solo em parreirais, reunindo produtores de uva e interessados, e aproveitando a época propícia para a implantação das plantas de cobertura. A atividade contou com a presença do secretário Municipal da Agricultura, Douglas Samuel Braga Andelieri, do presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Gabriel dos Reis Pereira, e do supervisor da Emater/RS-Ascar, Mario Antônio da Costa Silveira.

A atividade foi conduzida pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Angelo Todeschini, que conversou com os produtores sobre os inúmeros benefícios das plantas de cobertura, como proteção contra a erosão, manutenção da estrutura e biologia do solo, maior conservação da umidade e temperatura, além do importante papel no fornecimento de matéria orgânica e de nutrientes ao solo, um conjunto de benefícios que traz mudanças para a sanidade e a produção do parreiral. Todeschini também abordou os critérios para escolha da cobertura a ser utilizada, sua implantação e manejo.

A reunião faz parte de um conjunto de atividades que a Emater/RS-Ascar de Jaquirana e a Secretaria Municipal de Agricultura pretendem desenvolver, visando fortalecer a viticultura no município que, apesar do grande potencial, ainda conta com poucos produtores, cuja maioria cultiva a uva bordô, variedade que se adapta muito bem às condições de clima dos Campos de Cima da Serra.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink