CI

COCENPP realiza primeira venda direta de café para torrefadora americana

Os lotes foram produzidos por agricultores do Norte Pioneiro do Paraná na modadidade fair trade, que busca o estabelecimento de preços justos, além de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas


Os lotes foram produzidos por agricultores do Norte Pioneiro do Paraná na modadidade fair trade, que busca o estabelecimento de preços justos, além de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas

A Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP) realizou, na última segunda-feira (23), a venda direta de 320 sacas de café produzidas no modelos fair trade por agricultores de Ribeirão Claro e Abatiá, no Norte Pioniero do Paraná. O contêiner saiu do Porto de Santos com destino aos Estados Unidos. O lote foi adquirido pela Café Bourbon, de Minas Gerais, e exportado para a torrefadora nova iorquina Green Malten. O produto foi comercializado pela primeira vez pela COCENPP, criada com a com a intenção de certificar os cafés dos agricultores da região para abrir novos mercados.


Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do Programa de Cafés Especiais, comenta que a expectativa é aumentar a produção de café no sistema fair trade para realizar novas exportações do produto brasileiro. “Além disso, pretendemos visitar feiras especializadas nos Estados Unidos para divulgar nosso café e nossas condições de trabalho visando abrir novas oportunidades de negócios”, diz.

Luiz Fernando de Andrade Leite, presidente da COCENPP, relata que a a transação é um marco muito importante para os produtores do Norte Pioneiro, pois, até o momento, essa é a primeira cooperativa que conseguiu realizar uma negociação direta, sem intermiedários. “Atuamos como um elo entre o produtor e o exportador. A venda para o mercado externo agrega valor para o agricultor, aumenta sua autoestima e traz riqueza e desenvolvimento para a região. O fato serve como exemplo e incentiva novos produtores a aderirem ao fair trade”, declarou.


Fair Trade

O fair trade, conhecido também no Brasil como “comércio justo”, é uma modalidade que busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas. O movimento confere atenção especial às exportações de artigos de artesanato e produtos agrícolas, principalmente.

Uma obrigatoriedade da certificação fair trade é a organização formal. Com o apoio do Sebrae/PR, a COCENPP organizou oito núcleos em diferentes cidades do norte pioneiro do Paraná e a ideia é implantar outros sete até 2013. Em cada um desses núcleos, os cafeicultores são atendidos por um consultor que faz orientações a respeito da melhoria na gestão das propriedades e do aumento do valor agregado ao produto, a partir da transferência de tecnologia e do investimento em segurança alimentar.


Odemir Capello explica que os núcleos de Abatiá e Ribeirão Claro foram certificados em dezembro do ano passado. Para ele, a certificação é uma tendência do mercado. “Num futuro próximo a certificação será obrigatória, pois os consumidores têm direito de saber a procedência dos produtos e de que forma foram produzidos.”

Luiz Fernando de Andrade Leite afirma que o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/PR é fundamental. “As orientaçãoes no núcleos contribuem para que os produtores do Norte Pioneiro do Paraná se conscientizem e ingressem na modalidade do fair trade”, destaca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.