CI

Codeagro orientou a sociedade sobre alimentação saudável e favoreceu a agricultura familiar

Para ajudar a população a adotar hábitos de alimentação mais saudáveis, o Cesans elaborou uma série de publicações


Para ajudar a população a adotar hábitos de alimentação mais saudáveis, o Cesans elaborou uma série de publicações

O ano de 2016 foi marcado por diversas ações de incentivo à alimentação saudável da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foram desenvolvidos importantes trabalhos sobre saudabilidade e desperdício de alimentos, viabilização de espaços onde a população encontre produtos de qualidade a preços mais acessíveis e orientação aos produtores rurais, principalmente aqueles oriundos da agricultura familiar.

De acordo com Milene Massaro Raimundo, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), órgão da Codeagro responsável por ministrar cursos e palestras nas áreas de nutrição, economia doméstica e geração de renda, o Centro focou suas atividades, em 2016, nas ações de Educação Alimentar e Nutricional.

Para ajudar a população a adotar hábitos de alimentação mais saudáveis, o Cesans elaborou uma série de publicações que estão disponíveis para download gratuito no site da Codeagro; entre elas estão três livros lançados durante as comemorações da 23ª Semana de Alimentação, em outubro deste ano. “Em pouco mais de 15 dias, as três publicações: Aproveitamento integral dos alimentos: Diga não ao DesperdícioSabores da Horta e Pescado é Saúde atingiram mais de 1130 downloads”, afirmou Milene Massaro.

O Cesans também atuou na produção de vídeos educativos e testes de receitas em sua Cozinha Experimental, ministrou cursos, participou de eventos ligados ao Projeto Bom Preço do Produtor, acompanhou o treinamento do Projeto Cozinhalimento e capacitou alunos no Projeto das Padarias Artesanais, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), no Palácio dos Bandeirantes.

Já para o Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Codeagro, 2016 teve como destaque o aprimoramento da ferramenta desenvolvida para monitorar, em tempo real, os editais de compras públicas. “Neste período foram disponibilizados no site da Codeagro 380 editais de compras da agricultura familiar, oferecendo ao produtor oportunidades de negócio de mais de R$ 100 milhões”, destacou Diógenes Kassaoka, diretor do Instituto.

Foram realizados mais de 200 atendimentos in loco, beneficiando cerca de 15 mil associados de cooperativas e associações. Além da entrega de 60 Declarações de Regularidade e Funcionamento (DRF) ao Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), o que permitiu que as entidades tivessem acesso ao financiamento da contrapartida que precisava ser oferecida quando tinham propostas aprovadas para o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado.

Agregando valor

“Em 2016, a Diretoria de Abastecimento, responsável pela gestão dos Projetos Cozinhalimento, Hortalimento e Bom Preço do Agricultor, marcou presença no Food Revolution Day, na estação Jabaquara do Metrô; no Sabor da Colheita, evento promovido pelo Instituto Biológico (IB); no 1º Encontro das Cadeias Produtivas do Agronegócio, em Itapetininga; no 3º Global Agribusiness Forum, promovido pela Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP); na Festa do Vinho Artesanal, em Jundiaí; na Japan & Asian Food Show, no Expo Centrer Norte e na 29ª Reunião Anual do Instituto Biológico (Raib)”, explicou Emílio Bocchino, diretor do Centro de Execução, Monitoramento e Controle de Programas e Projetos da Codeagro.

Nos últimos dois meses, a Codeagro colaborou com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação na organização do evento Mercado SP, divulgando as cadeias produtivas do agronegócio paulista; realizou as feiras de produtos orgânicos do Projeto Estadual Bom Preço do Agricultor no espaço Jabaquara e na região de Guaianases, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU); e treinamentos para os produtores da Feira do Jabaquara, em São Paulo, e para os funcionários públicos da região de Campinas, dentro do Projeto Estadual Hortalimento.

Michel Reche Beraldo, titular da Codeagro, destacou o excelente trabalho desenvolvido por todos os centros em 2016. “Estamos cumprindo um papel determinado pelo secretário Arnaldo Jardim que é fortalecer e aprimorar o abastecimento, favorecendo o produtor rural e a comunidade”, declarou.

“O governador Geraldo Alckmin, como médico, reconhece a importância da alimentação saudável e de garantir a renda ao pequeno e médio produtor e nos orienta para que a Secretaria de Agricultura faça gestões no intuito de ajudar a população a conquistar ou, quando for o caso, manter o estado de segurança alimentar e nutricional sustentável, além de disponibilizar meios para que o produtor possa agregar renda e permanecer no campo”, afirmou Arnaldo Jardim, titular da Pasta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.