Colheita da acerola foi antecipada no oeste de São Paulo
O excesso de chuva no inverno antecipou o amadurecimento da acerola no oeste de São Paulo. O problema para os agricultores é que os contratos de venda ainda não foram fechados
O excesso de chuva no inverno antecipou o amadurecimento da acerola no oeste de São Paulo. O problema para os agricultores é que os contratos de venda ainda não foram fechados.
Este ano, os frutos amadureceram dois meses antes da época normal. O vermelho das acerolas geralmente só aparece em novembro. Isso aconteceu por causa do grande volume de chuvas na Nova Alta Paulista, região com a maior produção da fruta no estado.
“Para os produtores, está sendo bem vantajosa essa época de chuvas. Se tiver uma estiagem vai melhorar ainda mais, porque vai ter calor e umidade, vai ter um aumento bom de produção”, diz o agrônomo Everton Luís da Costa.
Frutas graúdas, maior produtividade e a colheita antecipada pelas chuvas dos últimos meses. Tudo isso tem feito a alegria dos produtores, mas, ao mesmo tempo, tem sido motivo de preocupação. Eles temem que, se os contratos com empresas exportadoras não forem firmados dentro de algumas semanas, há o risco de perder boa parte da produção.
“A maioria do nosso produto é exportado através de algumas empresas, mas essas empresas ainda não conseguiram firmar um contrato lá fora. Então, tem muita especulação, mas hoje nós temos a preocupação de colocar nosso produto no mercado”, diz Osvaldo Dias, presidente da Associação Agrícola.
Francisco Adriano colhe, por safra, em média, 90 toneladas. A possibilidade de ficar sem compradores incomoda o agricultor.
“Existe um pouquinho de preocupação, porque não está muito bom o comércio, está difícil de negociar com as firmas”, diz.