CI

Colheita da soja começa em 25 dias em Lucas (MT)

O município saiu na frente no plantio e deve ser um dos primeiros a iniciar a colheita


O município saiu na frente no plantio de soja no Mato Grosso e também deve ser um dos primeiros a iniciar a colheita. A previsão do Sindicato Rural é que a partir do dia 4 de janeiro as primeiras lavouras sejam colhidas. Uma das preocupações dos produtores é com o período chuvoso.

O vice-presidente do Sindicato Rural, Carlos Simon, destacou que o sombreamento e pouco sol podem afetar a produtividade. O não aparecimento da ferrugem asiática, que afetou muitas plantações em safras passadas, é uma das vantagens apontadas pelo setor. Focos foram confirmados apenas em áreas de sentinela e não causaram prejuízos nesta safra, diferente de outros municípios que já foram prejudicados.

Mesmo assim, produtores continuam tomando precauções com aplicação de fungicidas e inseticidas para evitar a contaminação nos mais de 220 mil hectares cultivados este ano. Lucas do Rio Verde é um dos maiores produtores de soja do Estado e do país. De acordo com o IBGE, ele ocupa a sexta posição no ranking nacional.

O município também se destaca na produção de milho safrinha, que deve começar a ser plantado após a colheita. A projeção de bons preços e aumento no consumo deve motivar o cultivo da cultura, que ocupou, este ano, cerca de 100 mil hectares. Outras culturas, como o algodão, também podem ganhar espaço.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.