Soja

Colheita da soja é a mais atrasada dos últimos cinco anos em Mato Grosso

O resultado foi divulgado, nesta quarta-feira, pelo Imea
Por:
420 acessos

A colheita de soja no Estado avançou na última semana 8,73 pontos percentuais, alcançando 28,63% do total da área estimada, o que reflete um retardo de 3,31 p.p. na média dos últimos cinco anos e de 17,16 p.p. frente à safra passada. O resultado foi divulgado, nesta quarta-feira, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A maior região produtora de soja do Estado, a Médio-Norte, apresentou um avanço de 12,68 p.p., alcançando 42,97% da área estimada e um atraso de 22,33 p.p. frente ao mesmo período da safra anterior. Do outro lado, a região Nordeste ainda continua em marcha lenta, atingindo apenas 4,47% da área colhida e um avanço semanal de 2,37 p.p., o que já representa um atraso de 11,48 p.p. ante o mesmo período da safra 16/17.

Segundo o Imea, apesar de a colheita começar a ganhar ritmo, os fatores climáticos estão refletindo diretamente neste momento. Já no que tange aos rendimentos, na última semana foram relatados alguns problemas na qualidade dos grãos, todavia ainda não representativos, “mas acendem o sinal de alerta com as previsões climáticas” para os próximos dias.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink