CI

Colheita de algodão está na reta final na Bahia

Produtividade ficou acima do esperado, produtores comemoram



Produtores do município de Barreiras (BA) estão otimistas com a farta colheita de algodão que está em fase de finalização e devem ser encerradas até o próximo dia 15 de setembro. Segundo o vice-presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), João Carlos Jacobsen, está não é uma supersafra, porém a rentabilidade superou as expectativas dos produtores. 

Entretanto, os custos de produção tiveram aumento expressivo nas últimas safras, principalmente pelos ataques de pragas, como a lagarta Helicoverpa armigera. Em relação ao ataque da lagarta, Jacobsen comenta que os produtores se anteciparam no controle, diminuindo os prejuízos que tiverem nas safras anteriores.

Outra dificuldade que preocupa os produtores são os preços que estão abaixo dos valores mínimos estabelecidos pelo Governo Federal. De acordo com o vice-presidente, já foi comprovado que os valores negociados não cobrem os custos de produção, logo precisando de iniciativas do governo como o Leilão de Pepro, para facilitar a comercialização do restante da fibra e equilibrar os preços.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.