CI

Colheita de arroz atinge 92% no Rio Grande do Sul

Com o tempo seco dos últimos dias, a colheita de arroz se encaminha para a reta final no Estado


A colheita nas lavouras de arroz se encaminha para a reta final no Rio Grande do Sul. Com o tempo seco dos últimos dias, o índice de área colhida chega a 92%, contra 80% verificado na semana passada, indica o levantamento semanal sobre a situação das culturas realizado pela Emater/RS-Ascar e divulgado nesta sexta-feira (06-05). A preocupação dos produtores é com relação ao escoamento da safra, com cotações que não satisfazem as expectativas e, segundo entidades do setor, não cobrem os custos de produção. Durante a semana, a saca de 50 quilos teve uma desvalorização de 4,91%, sendo negociada a R$ 21,91.

A colheita da soja também foi acelerada na semana, passando de 68% da área para 80%. A produção que resta ser retirada das lavouras deverá manter o padrão observado até o momento, não havendo indícios de alteração quanto à produtividade esperada (559 quilos por hectare). Nas plantações de milho, 70% da área já foi colhida. Os produtores do cereal também aguardam melhores cotações, retendo o pouco produto disponível. Os preços têm se mantido estáveis.

As lavouras da segunda safra de feijão encontram-se nas fases de desenvolvimento vegetativo (1%), floração (4%), enchimento de grãos (11%), maduro e por colher (25%) e colhido (59%). As produtividades colhidas estão bem abaixo das expectativas iniciais de um rendimento médio de até oito sacas por hectare e a qualidade é apenas regular em muitas lavouras do estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.