CI

Colheita de café está atrasada na Bahia

A chuva prejudicou os trabalhos e os produtores estão preocupados que a umidade em excesso afete a qualidade do grão


A colheita do café, no oeste da Bahia, atrasou. A chuva prejudicou os trabalhos e os produtores estão preocupados que a umidade em excesso afete a qualidade do grão.

As máquinas começaram a sacudir os pés de café no oeste da Bahia. Este ano, a previsão é de que a produção seja 6% maior que a última safra. Na região oeste predomina a variedade do café catuai vermelho. A média de produtividade por hectare deve alcançar as 44 sacas.

O céu está limpo na região oeste da Bahia. Mas a chuva que ocorreu nos meses de maio e junho acabou prejudicando boa parte das lavouras de café. Segundo estimativa dos engenheiros agrônomos da região, a chuva chegou a 60 milímetros no mês de junho, algo que não acontecia há cerca de 30 anos.

Até agora houve colheita em apenas 50% das áreas da região por causa da chuva, quando o índice deveria estar em 70%. A chuva mudou também o comportamento das plantas. Os botões da flor do café, que deveriam surgir só em setembro, apareceram antes.

Foi uma surpresa nada agradável para os administradores da fazenda de 300 hectares. “Ela adianta. Quando passa a colhedeira, a máquina tira os grãos do pé e acaba parte do botão floral. A gente fala que está colhendo duas safras em uma, o que não deveria estar ocorrendo. Nos outros anos não aconteceu isso”, explicou o agrônomo Marcos Pimenta.

O agricultor Dhone Dognani está preocupado com a qualidade do produto. Ele estimava que o café no chão chegasse a apenas 20% da produção, mas pode atingir 35%.

A saca do café está sendo vendida, na Bahia, por R$ 240.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.