CI

Colheita de soja atinge 38% no Brasil


A área colhida com soja no Brasil atingiu 38% do plantio estimado na semana encerrada em 28 de março. A estimativa faz parte do levantamento divulgado na sexta-feira (28-03) pela empresa de consultoria Safras & Mercado, que indica atraso em relação ao total colhido em igual período do ano passado (48%) e a comparação com a média histórica, de 41%. Na semana passada, a área colhida era de 32%.

A semana foi marcada pelo avanço bastante tímido dos trabalhos de colheita, em função da irregularidade do clima que atingiu boa parte da região produtora. Enquanto o tempo permaneceu estável em praticamente toda a região Sul, parte sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, as chuvas predominaram no restante do país, com chuvas quase diárias, mantendo a umidade dos solos muito elevada.

"A intensidade das precipitações foi maior nos estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia, onde o avanço dos trabalhos ficou muito aquém da possibilidade, na medida em que há grande quantidade de lavouras prontas para o corte. No Mato Grosso do Sul e em São Paulo, as chuvas foram um pouco mais intercaladas e menos volumosas, permitindo ainda um bom avanço da colheita", conclui o analista de Safras & Mercado, Flávio França Júnior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.