CI

Colheita de soja atinge 55% no Brasil


A área colhida com soja no Brasil atingiu 55% do plantio estimado na semana encerrada em 04 de abril. A estimativa faz parte do levantamento divulgado pela empresa de consultoria Safras & Mercado, que indica atraso em relação ao total colhido em igual período do ano passado (58%) e a comparação com a média histórica, de 54%. Na semana passada, a área colhida era de 38%. Depois de uma semana bastante complicada para a colheita da nova safra brasileira de soja, em função das chuvas em excesso em parte importante da região produtora, o período encerrado em 04 de abril foi marcado por um ritmo bem mais forte dos trabalhos.

Tudo em função da melhora do clima em grande parte dos principais Estados produtores, que apesar de ainda experimentarem algumas precipitações, pelo menos em sua grande maioria permitiram recuperar um pouco do atraso em relação à normalidade. "De todo o modo, devemos destacar a confirmação, até o presente, do sentimento mais conservador em relação às produtividades médias esperadas

para os estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso, na medida em que o excesso de umidade vai resultando em desempenho produtivo menor que o esperado inicialmente", avalia o analista de Safras & Mercado, Flávio França Júnior. A Bahia, em particular, aparentemente é o Estado com maiores problemas, especialmente em função dos ataques da ferrugem asiática, que já estão contabilizando perdas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.