CI

Colheita de soja atinge 6% no Brasil


A área colhida com soja no Brasil atingiu 6% do plantio estimado na semana encerrada em 21 de fevereiro. A estimativa faz parte do levantamento divulgado sexta por SAFRAS & Mercado, que indica atraso em relação ao total colhido em igual período do ano passado (8%). A média histórica, no entanto, é de 6%. Na semana passada, a área colhida era de 5%.

Os trabalhos de colheita estão mais adiantados em Goiás, onde o total colhido chega a 16%, contra 17% do ano passado e 15% da média para o período. No Mato Grosso, a colheita abrange 11% da área estimada, contra 19% em 2002 e 15% da média normal.

O atraso nos trabalhos na comparação com o ano passado é conseqüência do retardamento no processo de semeadura, observado de forma generalizada no país. "Além disso, o quadro climático mostrou-se predominantemente instável nas últimas duas semanas nas regiões onde existe soja madura, notadamente nos estados do Paraná, Mato Grosso e Goiás", aponta o analista de SAFRAS, Flávio França Júnior.

"Por enquanto, nada alarmante e preocupante, que possa ser transformado em perdas. Mas o suficiente para manter os trabalhos mais lentos de colheita e aquém do que seria possível se o tempo estivesse mais estável", conclui França Júnior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.