Colheita de soja deve atingir 58 milhões de toneladas

Agronegócio

Colheita de soja deve atingir 58 milhões de toneladas

Caso seja confirmada esta projeção, esta será a maior safra de soja da história
Por: -Giuliano
3 acessos

A safra de soja do Brasil em 2006/07 deve atingir 58 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa de produção da Conab divulgada nesta terça-feira (03-07) em seu décimo levantamento de produção para a temporada. Caso seja confirmada esta projeção, esta será a maior safra da história. A pesquisa da estatal não mostrou alteração para a produção de soja em relação ao levantamento divulgado em junho. Em 2005/06, o Brasil produziu 53,4 milhões de toneladas da oleaginosa.

As boas condições climáticas ocorridas durante o desenvolvimento da cultura elevaram a produtividade média de 2.419 kg/ha na safra passada para 2.812 kg/ha na atual, incremento de 16,2%. Todos os estados, de maneira geral, tiveram ganhos de produtividades significativos apesar de veranicos localizados e da ferrugem asiática que tem sido melhor controlada a cada safra. A produtividade do Paraná e Rio Grande Sul evidencia a realidade climática das safras 2005/06 e 2006/07.

A manutenção da área e a boa produtividade da região sul resultaram em produção de 22,72 milhões de toneladas, 24,5% superior a safra passada. Com esta produção expressiva da região sul e do resultado positivo da região nordeste, mesmo com produções menores nas regiões sudeste, centro oeste e norte, em função da diminuição de área, a média de crescimento em relação à safra anterior ficou em 5,5%, saltando de 55,03 milhões de toneladas para 58,04 milhões de toneladas.

Com colheita praticamente fechada em todas regiões, os produtores se voltam para as culturas de inverno na região centro-sul e a próxima safra de verão. As informações são da assessoria de imprensa da Conab.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink