CI

Colheita de soja é retomada com a diminuição das chuvas em Goiás


Os produtores goianos retomaram na última sexta-feira a colheita da soja, que a intensificação da chuvas interrompera por quase 15 dias.

De acordo com o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Goiás), Antônio Chavaglia, algumas lavouras registraram perdas de até 10% devido ao excesso de chuvas, mas o reflexo no conjunto da produção de soja não deve ser relevante.

“A produtividade está muito boa, devendo ultrapassar os 3 mil quilos por hectare, em média, no Estado, um desempenho excepcional, considerando-se o expressivo plantio de soja de ciclo precoce, que naturalmente apresenta rendimento inferior às de ciclo médio e longo”, explica Antônio Chavaglia.

Ele estima que já estão colhidos 50% da soja goiana, que nesta safra deve chegar aos 6,4 milhões de toneladas, segundo levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o presidente da OCB, a colheita do milho também está em fase avançada, mas teve seu ritmo momentaneamente reduzido, para que o trabalho possa se concentrar na soja.

Ele explica que o milho, por suas características próprias, pode ser colhido semanas depois de maduro, ao contrário da soja, cujas vagens tendem a abrir-se na medida em que vão ressecando, causando elevadas perdas de rendimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.