Colheita de soja fortemente atrasada: DATAGRO
CI
Imagem: Leonardo Gottems
OFERTA

Colheita de soja fortemente atrasada: DATAGRO

País colheu apenas 9,1% da área plantada até essa data na média nacional
Por: -Leonardo Gottems

Apesar de um avanço “um pouco melhor” no período da semana encerrada em 12 de fevereiro, a colheita brasileira de soja safra 2020/21 continua ainda abaixo da normalidade, resultando em “forte atraso para o padrão”, aponta levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO.

O País colheu apenas 9,1% da área plantada até essa data na média nacional, com avanço de 4,7% sobre os 4,4% da semana anterior. Na média dos últimos cinco anos, o avanço normal nesse período seria de 6,6%. O fluxo segue muito abaixo dos 21,4% de igual período de 2020, e dos 19,7% da média dos últimos 5 anos. 

“Além do já esperado atraso por conta do plantio mais lento na temporada, as chuvas vêm acontecendo de forma regular em praticamente toda a área produtora, mantendo os trabalhos limitados às poucas janelas de melhora do clima”, destaca o coordenador de Grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Junior.

De acordo com o levantamento da DATAGRO, apesar de “alguns problemas localizados, as condições gerais da safra estão satisfatórias em grande parte das regiões produtoras e o País caminha para a colheita de outra safra cheia e, muito provavelmente, recorde. As regiões que chegaram a observar um pouco de estiagem, como no noroeste de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, voltaram a observar precipitações, com normalização das condições”.

CLIMA

Ainda de acordo com o boletim da DATAGRO, a previsão de tempo para esta nova semana segue predominantemente chuvosa para a região Central e do Matopiba – área formada pelas regiões produtoras dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia: “O que favorece as lavouras tardias, mas pode trazer problemas para a colheita. Já a região Centro-Sul, que engloba a região Sul, parte oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, deve ter melhora gradativa do quadro durante a semana, permitindo que a colheita avance normalmente”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink