Colheita de soja supera 50% na região da Cocamar
CI
Agronegócio

Colheita de soja supera 50% na região da Cocamar

A média de produtividade das lavouras até o momento é de 2.807 quilos por hectare
Por: -Sandra

Com mais de 50% da safra de soja colhida na região da Cocamar, a média de produtividade das lavouras até o momento é de 2.807 quilos por hectare, o que, na medida mais usada pelo agricultor, equivale a cerca de 116 sacas de 60 quilos por alqueire. A colheita tem avançado em ritmo rápido, embora atrapalhada pelas chuvas em algumas regiões -, mas sem maiores problemas, segundo os técnicos.

Na área de abrangência da Cocamar, que compreende parte do Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, foram plantados 95 mil alqueires, 40% dos quais utilizando sementes geneticamente modificadas. De acordo com a cooperativa, o ano chuvoso e quente propiciou um intenso desenvolvimento de ervas daninhas nas lavouras, controle que acabou ficando mais difícil onde o plantio foi feito com sementes convencionais.

O presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, lembra que a boa safra pode ser considerada o início de um período de recuperação da agricultura, após vários anos enfrentando grandes dificuldades. “No entanto, o produtor ainda se sente pressionado por um enorme passivo que ficou para trás”, explicou.

Ele disse que o agronegócio vai precisar de várias colheitas com resultados tão bons quanto a que está em andamento para recuperar-se. Por isso, acredita Lourenço, o impacto da safra sobre a economia poderá, ainda, demorar um pouco.

A soja é o principal produto da Cocamar, que calcula receber 625 mil toneladas, um volume recorde. No ano passado, diante de uma quebra de produtividade de 30%, causada pela estiagem, o total foi de 522 mil toneladas. A cooperativa industrializa tudo o que recebe, transformando os grãos em óleos comestíveis e outros produtos da linha de varejo, como maioneses, creme, condensado e bebidas prontas para consumo. As informações são da assessoria de imprensa da Cocamar.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink