CI

Colheita do Arroz oferece programação para diversos profissionais

29º Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece entre os dias 20 a 22 de fevereiro


A 29º Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece entre os dias 20 a 22 de fevereiro, em Pelotas,RS não será voltada apenas para o cultivo do arroz, a programação conta com palestras e painéis de temas que interessam aos agricultores de todos os setores e a profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Tecnologias - além da mostra de equipamentos agrícolas e de dinâmicas com máquinas, o evento apresenta novas tecnologias. A Eirene Solutions traz para os agricultores um equipamento que proporciona uma pulverização seletiva, o Eirobot, é um veículo elétrico e autônomo que automatiza o processo de pulverização em plantações, tornando esse processo mais rápido e com menos custos para o produtor. Para entender como essas tecnologias afetam a agricultura e o produtor, um painel no Fórum de Mercado irá abordar os impactos da chamada “agricultura 4.0” e da digitalização no campo.  

20/02 – 13h45 / 21/02 – 11h – Strartups conectando produtores: Tecnologia de pulverização seletiva. Gabriel Borges, Eirene Solutions.
21/02 – 14h – Agricultura 4.0 e os impactos da digitalização no campo.Donário Lopes de Almeida, Engenheiro Agrônomo e Jornalista.

 
Saúde e Gastronomia - Como incluir o arroz de maneira mais saudável na sua alimentação? Se você não sabe, a Abertura da Colheita do Arroz é uma oportunidade para descobrir. Durante dois dias do evento, profissionais da saúde estarão oferecendo oficinas de produção de alimentos nutricionais à base de arroz, para explorar o seu uso na cozinha e assim, aumentar o consumo na região.

20/02- 14 h / 21/02 – 10h30 - Oficina de Farinha de Arroz e Palestra: Os benefícios do arroz para a saúde. Carolina Ferreira Pitta- Nutricionista do IRGA
20/02 e 21/02 - 16h  – Oficina Produção de Alimentos à base de arroz e derivados. Marjana Fabrin – Instrutora Senar/RS

Economia - Um dos principais pilares da economia brasileira é a agricultura, por isso, esse tema também tem destaque no evento. Traçar um panorama do período comercial é essencial em tempos de crise e mercado difícil, e discutir a economia do arroz se faz necessária depois de tantas perdas no Estado, ocasionadas pelas chuvas.

21/02 – 14h45 – Panorama do Novo Período Comercial. Henrique Osório Dornelles, Federraroz; Tiago Barata, Sindarroz; e representantes da Conab.
21/02- 16h05 – A economia do Arroz. Antônio da Luz, Economista Chefe do Sistema Farsul.
 

Meteorologia  - A produção de uma safra está diretamente ligada com as mudanças climáticas, por isso, o tema é de interesse de todos os agricultores. Saber qual será o período de mais chuva, e quando será mais quente e mais frio é essencial para programar o plantio e a colheita.  
    
21/02 – 11h – Projeções climáticas para 2019/20. Celso Oliveira, meteorologista e agrometeorologista da Somar meteorologia.
 
Comportamento/ Administração - A atual safra de arroz foi muito afetada pelas chuvas, mas o que o produtor pode fazer contra essas adversidades que causam estragos nas lavouras? Para falar desse assunto foi convidado o jogador Tinga, ex-futebolista, que fez sua carreira na equipe gaúcha de futebol do Internacional, passando por diversos clubes no país e também atuando na Seleção Brasileira e em times internacionais. Até o final de 2017 era dirigente de futebol da equipe mineira do Cruzeiro. Ele não vai falar como controlar a chuva,  mas vem mostrar o seu exemplo de superação e mudança, incentivando o agricultor a não se vitimizar com as adversidades e continuar se reinventando para, cada vez mais, produzir melhor.

21/02- 17h – Gestão Dinâmica no Campo. Tinga, reconhecido no mundo do futebol, empreendedor, sócio investidor de iniciativas empresariais e coordenador de projetos sociais.
 
Homenagem Pá do Arroz

O evento também é uma oportunidade para reconhecer as pessoas que trabalham para fortalecer a cultura do arroz. O Prêmio Pá do Arroz é um agradecimento aos nomes que contribuíram ao longo do último ano com o setor orizícola. Neste ano serão 15 homenageados nos mais diversos setores, como produção, política, mercado e assistência técnica.

A 29º Abertura Oficial da Colheita do Arroz acontece  na Estação Experimental Terras Baixas, situada no Capão do Leão/RS, vinculada a Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS). As inscrições para o evento e acesso a toda a programação serão realizadas no local e são gratuitas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.