CI

Colheita em Mato Grosso está perto do fim

Este ano foram plantados 2,5 milhões de hectares no Estado


Este ano foram plantados 2,5 milhões de hectares no Estado

Colheita do milho 2ª safra em Mato Grosso atinge 80,1% da área plantada. Boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, (Imea) mostra que o percentual está um pouco mais baixo do registrado no mesmo período do ano passado (85%), porém a área teve uma evolução de 43%, passando de 1,752 milhão de hectares na safra 2010/2011 para 2,504 milhões (ha) na atual.


“A diferença é mínima, a área de plantio é maior então devido a isso está ocorrendo um atraso mas está tudo indo conforme esperado, sem maiores complicações”, assegura Ricardo Tomczyk, vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

A produtividade do milho supera as expectativas anteriores de acordo com o levantamento de julho, média registrada pelos produtores é de 100 sacas por hectare, porém o milho de qualidade inferior será colhido agora. Responsável por 55,1% da produção do cereal em Mato Grosso, a região Médio-Norte está mais adiantada que as demais, com 89,7% da colheita finalizada. Estima-se que na próxima semana, praticamente toda a área dessa região esteja colhida.


Forte seca nos Estados Unidos chama atenção para o cereal. Mesmo com os valores subindo, a ameaça de baixa produção pode fazer com que países produtores procurem o Brasil para suprir a demanda.
Em algumas cidades, o preço disponível variou pouco, como em Nova Mutum que teve aumento de 2,1% e fechou a semana valendo R$ 24,20/sc. Com a colheita chegando ao fim a procura pelo produto pode fazer com que os preços continuem subindo.

Dois países registram a maior participação nas importações de milho. Por enquanto, o maior importador de 2012 é o Irã, registrando 118,9 mil (t) o que representa 17,93% do total, seguido pela Arábia Saudita, que liderou a compra de milho na última safra. Este ano representa 8,94%. Espera-se um grande volume de exportação para julho, pois a colheita em alguns municípios do Estado está chegando ao fim. Do volume negociado antes do começo da colheita, 56% possuem contrato para exportação, o que totaliza 7,95 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.