CI

Colheita mecanizada de cana reduziu emissões

Dados também mostram avanço de produtos biológicos na cultura


Foto: Marcel Oliveira

A cadeia de produção da cana-de-açúcar está mais sustentável em São Paulo refletindo nos produtos derivados dela. Os dados foram apresentados pelo governo do Estado em um webinar que mostrou os resultados do "Protocolo Etanol Mais Verde" safra 20/21

O protocolo foi assinado entre governo e setor sucroenergetico em 2017 e desde então mostra recuperação da vegetação nativa, redução no consumo de água e emissão de gases poluentes. A mecanização da colheita da cana-de-açúcar no Estado, por exemplo, evitou a emissão de mais de 11,8 milhões de toneladas de CO2eq e de 71 milhões de toneladas de poluentes atmosféricos (monóxido de carbono, material particulado e hidrocarbonetos). Neste período, houve a restauração de 132.285 hectares de áreas ciliares e 7.315 nascentes declaradas, com o plantio de mais de 46,7 milhões de mudas nativas. 

"O Protocolo Etanol Mais Verde foi um marco histórico e inédito enquanto iniciativa de parceria pela sustentabilidade com um setor produtivo. Foi sempre pautado no estabelecimento de um canal de diálogo com o setor sucroenergético e na busca por soluções conjuntas para a superação dos desafios vivenciados durante e após a mecanização da colheita da cana-de-açúcar", afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

Nos últimos anos, o Protocolo também contribuiu para a redução de 46% do consumo de água, atingindo patamar médio de 0,82 m³/tonelada de cana moída e a cogeração de energia elétrica, com 17,43 MWh produzidos e 9,97 MWh exportados para a rede de distribuição elétrica na safra 20/21.

No Protocolo, as 130 signatárias, sendo 117 usinas (84% das unidades operantes em SP) e 13 associações de fornecedores de cana, representando mais de 5.120 fornecedores (50% dos fornecedores de cana paulistas), se comprometem a implantar e cumprir Dez Diretivas Técnicas de Sustentabilidade, e enviam anualmente documentação de acompanhamento, com indicadores dessas diretivas. No total, são 4,4 milhões de hectares compromissados com boas práticas agroambientais, com participação de 91% da cana processada no Estado de SP e 43% da produção nacional de etanol.

Na safra 20/21, além dos compromissos já firmados, houve ainda a realização de ações sociais, de prevenção e combate a incêndios e de enfrentamento à pandemia da Covid-19. As signatárias adimplentes em seus compromissos e Licença de Operação recebem o Certificado Etanol Verde, que reforça, de forma positiva, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o relatório de resultados, as signatárias utilizam amplamente o controle biológico para evitar pragas na cana-de-açúcar e buscam o constante aprimoramento das boas práticas no uso de defensivos.

Também foi informado que 90% das signatárias do Protocolo Etanol Mais Verde participam de estruturas regionais de prevenção e combate a incêndios florestais, como os Planos de Auxílio Mútuo (PAM) e Rede Integrada de Emergência (RINEM). Mais de 1.860 caminhões pipa e 11.700 brigadistas compõem a força de prevenção e combate a incêndios florestais.

As ações socioambientais realizadas pelas signatárias na comunidade em seu entorno beneficiaram mais de 500 mil pessoas. Para contribuir nos esforços de tomada de medidas sanitárias em razão da pandemia da Covid-19, as usinas signatárias se mobilizaram por meio do Programa É Por Todos, coordenado pela UNICA, para realizar a doação de quase 2 milhões de litros de álcool 70% para o Sistema Único de Saúde (SUS) e outros serviços de atendimento à população do estado de São Paulo, desde o início da pandemia.

O Programa é reconhecido internacionalmente como um caso de sucesso de estímulo ao desenvolvimento sustentável de um setor produtivo, e teve como principal resultado a eliminação da queima da palha da cana-de-açúcar como método pré-colheita, com a consequente melhoria da qualidade ambiental dos municípios canavieiros.

O Protocolo Etanol Mais Verde estabeleceu 10 Diretivas Técnicas de Sustentabilidade, regulamentadas pela Resolução Conjunta SAA/SMA n° 3, de 06 de abril de 2018:
A- Eliminação da queima dos canaviais;
B- Adequação à Lei Federal 12.651/2012
C- Proteção e restauração das áreas ciliares
D- Conservação do solo
E- Conservação e reuso da água
F- Aproveitamento dos subprodutos da cana-de-açúcar
G- Responsabilidade socioambiental e certificações
H- Boas práticas no uso de agrotóxicos
I- Medidas de proteção à fauna
J- Prevenção e combate aos incêndios florestais

* informações da assessoria de imprensa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.